Implementação do S&OP - Alguns Desafios!

Implementação do S&OP - Alguns Desafios!

Um primeiro desafio para as empresas para implantação ou consolidação do S&OP é a integração entre as áreas envolvidas no processo.

Desafios comuns de implementação de S&OP

Nos textos que tenho postado os desafios para implementação do S&OP estão sempre presentes, e reforçar quais são é uma forma de auxiliar na construção de ações que consigam mitigar os riscos para aqueles que estão neste momento estudando como realizar um projeto de sucesso.

Um primeiro desafio para as empresas para implantação ou consolidação do S&OP é a integração entre as áreas envolvidas no processo. Este é o primeiro levantamento que uma empresa deve realizar antes de iniciar um projeto de S&OP, ou seja, entender como interagem e como colaboram entre si. Muitas vezes a cultura da empresa promove o confronto entre áreas, no sentido de cobrar pelo que precisam receber e tendo o entendimento que assim os resultados vão acontecer, acabam construindo uma relação de cobrança e não de colaboração. O nível exigido de integração entre as áreas é alto no processo de S&OP, e quebrar as barreiras entre elas é fundamental para que o processo seja construído.

O segundo desafio está em criar uma visão comum. Requer que as diretrizes da empresa, objetivos e metas, com a implementação do S&OP sejam desdobrados nas áreas e assim possam se tornar partes de um objetivo maior, mas totalmente interligados. Se houver margem para definição de objetivos nas áreas que não se alinhem ao todo, é muito provável que estes objetivos acabem por roubar energia dos envolvidos, gerando conflitos. Dar a direção e fazer com que ela seja entendida e perseguida por todos é necessário e missão da alta direção.

E por falar em alta direção, o engajamento da mesma com o processo de S&OP, é o nosso terceiro desafio, pois exige que a alta direção esteja comprometida com a implantação do processo. O ponto alto do processo, e que justifica a sua implantação, está na missão levar para a reunião executiva os principais planos da empresa – vendas, suprimentos, operações e distribuição, já alinhados entre as áreas, dando a alta direção os elementos necessários para tomadas de decisão que podem definir o futuro da empresa, principalmente em relação ao seu portifólio de produtos. É um risco muito alto começar qualquer projeto de S&OP sem o patrocínio da alta direção.

Definir o nível de maturidade da empresa no que tange ao processo de S&OP, podemos incluir nesta lista. Imprescindível para criar um plano de implementação coerente e aderente a realidade, e que vai dar a dimensão de tempo para que os resultados possam ser obtidos. Uma forma consistente de alinhar as expectativas de todos os envolvidos, definindo de forma bem transparente o esforço que será necessário para conquistar novos e melhores patamares no processo de S&OP. Significa determinar onde estamos, onde queremos chegar, e o que será necessário fazer.

Outro ponto é a necessidade de avaliar os sistemas de informação e tecnologias utilizadas na empresa para tratar e consolidar dados. Negligenciar ou deixar de analisar os sistemas de informações existentes na empresa é descobrir muitas vezes no meio do projeto de S&OP que as bases de dados e ou ferramentas de tecnologia da informação são insuficientes para suportar as necessidades da implantação do processo. A informação é o principal insumo para o processo de S&OP, já exploramos este tema, mas é sempre bom reforçar.

Preparar e treinar um dono para o processo de S&OP também é um grande desafio. Identificar dentro do grupo de profissionais da empresa, quem tem as habilidades e competências necessárias pode levar tempo. E não muito raro será necessário buscar este profissional no mercado. O profissional escolhido vai precisar estar com dedicação total ao processo de S&OP, o que nem sempre ocorre pois acabam sendo designados para serem donos do processo, sem deixar a função que atuam, e assim acabam apenas acumulando mais uma função. Muitas vezes a concorrência de atividades leva a troca dos profissionais para exercer este papel, por mais de uma vez.

Implantar os mecanismos e meios adequados para medir o quanto estes desafios estão sendo vencidos e superados é necessário. Pode ser que não haja alternativa para alguns dos itens citados, mas conhece-los e principalmente entender como podem afetar os resultados, possibilita criar um plano de mitigação dos riscos envolvidos, e sempre pode estabelecer parâmetros para os resultados esperados, alinhando as expectativas.

Com certeza temos vários outros desafios, e enriquecer esta lista é uma forma de ajudar outras pessoas a entender quais são as pedras do caminho, e como retirar ou contornar cada uma delas.

Os desafios são muitos e a determinação para superá-los fará toda a diferença.

Nosso objetivo é a busca contínua de melhoria de processos e captação de resultados que ajudarão no crescimento sustentável dos negócios.

Rua Conceição, 233, sala 916
Campinas/SP, 13010-050

Mensagem enviada com sucesso! Entraremo em contato em breve.