Reuniões de S&OP - Organização

Reuniões de S&OP - Organização

Reuniões de S&OP – como torná-las mais produtivas! Se tem algo que as pessoas reclamam nas empresas, a maioria em cargos de liderança, é a participação em reuniões. Normalmente consomem tempo, e por muitas vezes sem que resultados efetivos sejam obti

Já ouvi relato sobre realização de reunião para agendar reunião.

As questões que normalmente são alvo de reclamações:

·       Ausência de informações sobre a pauta da reunião.

·       Falta de informações sobre o que cada participante deve levar ou preparar.

·       Inclusão de participantes que não deveriam ou não precisariam estar presentes.

·       Mal dimensionamento do tempo para realização das reuniões. Normalmente falta tempo.

·       Atraso para início das reuniões.

·       Falta de registro dos assuntos tratados, e ações geradas.

·       Falta de um coordenador da reunião, que possa colocar a mesma dentro do seu objetivo toda vez que os temas estiverem desviando do propósito.

Realizar uma reunião, em um cenário que as empresas buscam produtividade e melhor utilização do tempo de seus membros, é necessário estar atento aos itens acima citados, e assim tornar as reuniões objetivas e eficazes.

E quando falamos de S&OP as reuniões têm papel fundamental dentro do processo, pois formalizam o encerramento de cada etapa dentro do seu ciclo completo.

As reuniões de S&OP, que normalmente contam com um número considerável de participantes, precisam de um planejamento prévio e principalmente um controle durante a sua execução.

Uma das atividades que deve ser inserida no roadmap de implementação do S&OP é a estruturação das reuniões.

Devem ser estabelecidos:

·       Objetivo(s) da reunião. O objetivo deve dar clareza aos participantes sobre qual o propósito e os resultados que deverão ser obtidos com a sua realização.

·       Participantes. Deve ser definido o público para cada reunião com as atribuições de cada um, ou seja, papeis e responsabilidades. Deixar claro quais os critérios para substituição de um participante por outro.

·       Regras para realização das reuniões. Definir em quais circunstancias as reuniões poderão ser canceladas ou adiadas, e qual a composição mínima para que decisões possam ser consideradas como tomadas, sem a necessidade de novas reuniões ou ações para buscar aprovação.

·       Informações. As informações que serão objeto da reunião deverão estar disponíveis, e sempre que possível já previamente enviadas aos participantes, para que possam ser realizados os questionamentos ou solicitações de correções, que mitiguem o risco de travar uma reunião por falta de consenso sobre o que está sendo exibido.

·       Formato de Apresentação. A forma de apresentação deve ser aquela que exija o menor esforço dos participantes. Sempre que possível aproveitar os recursos das ferramentas de S&OP, sem a necessidade de transcrição e preparação de materiais, como slides ou planilhas eletrônicas.

·       Registro de reunião. As reuniões devem ter o registro dos assuntos tratados e principalmente as ações geradas. O dono do processo de S&OP será o responsável por cobrar pelas ações e atualizar os participantes sobre o status das mesmas.


O dono do processo de S&OP tem a responsabilidade de conduzir as reuniões, e de mantê-la dentro do seu propósito. Não é uma tarefa simples. 

Quando o papel do dono do processo não está consolidado os participantes com maior nível hierárquico, quando não reconhecem o papel do dono do processo, podem adotar a postura de conduzir a reunião de acordo com as necessidades da sua área de atuação.

O dono do processo deve a cada reunião realizar uma reflexão sobre o que foi bom e o que precisa ser melhorado, tomando as ações necessárias para que cada reunião se consolide como geradora de valor para o processo.

Como um processo complexo o S&OP precisa amadurecer em todas as suas atividades, e as reuniões são fundamentais para alcançar os resultados efetivos.

Para elevar o patamar das reuniões, quando todas as boas práticas foram tomadas, basta disciplina e comprometimento de todos os participantes.

E as regras não são apenas para as reuniões de S&OP, mas sim para toda e qualquer reunião.

Boas reuniões!


Nosso objetivo é a busca contínua de melhoria de processos e captação de resultados que ajudarão no crescimento sustentável dos negócios.

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