Níveis de Maturidade do S&OP

Níveis de Maturidade do S&OP

A busca por introduzir as melhores práticas em gestão vem ocupando a agenda de muitos gestores, com o objetivo de obter melhores resultados para os principais processos que sustentam as empresas.

Todos os guias de melhores práticas trazem um conjunto de atividades e artefatos que devem ser implantados, e entender o momento atual da empresa em relação ao que está sendo proposto é fundamental para definir recursos necessários e principalmente o prazo a partir do qual os resultados começarão a ser obtidos.

A melhor forma de obter qual a distância entre o que se pratica atualmente e o que se deseja alcançar está na utilização de modelos de maturidade.

Através dos níveis sucessivos definidos em um modelo de maturidade, se dá a condução na direção da excelência de processos.  Ao atingir os requisitos de cada um dos níveis, criam-se as evidências de avanço na aplicação das práticas, e assim se determina a efetividade da sua aplicação.

Para o S&OP o modelo a avaliação da maturidade do processo comparado com o BEST IN CLASS pode ser aplicado para definir todo o roteiro de implementação e consolidação do processo.



O processo de definição do nível de maturidade da empresa na execução do seu processo de S&OP se dá através da realização do diagnóstico da situação atual, o resultado obtido estabelece o ponto de partida. Mas é fundamental que o diagnóstico seja realizado com muito cuidado, pois não basta dizer que tem o processo, tem que evidenciar que o mesmo é realizado. Muitos projetos de implementação fracassam ao partirem de realidades equivocadas.

Sair da estaca zero, ou seja, no nível iniciante para o nível intermediário em qualquer um dos seus estágios, na maioria das vezes requer menos esforço e tempo menor para consolidar sua execução. Passar no nível intermediário para o avançado vai exigir muito mais recursos e esforço para sua consolidação. Por este motivo os projetos de S&OP são divididos em ciclos, para que seja possível medir efetivamente o nível e estágio atingidos.

Muitas empresas ao receberem o diagnóstico de que se encontram no nível iniciante, tem dificuldade em admitir que é a realidade, e acabam não levando em consideração as recomendações estabelecidas no modelo.

E passar para um novo ciclo de implementação sem consolidar o anterior vai gerar retrabalho. Se considerarmos cada estágio como um alicerce, não será possível sustentar o seguinte sem que o anterior esteja realmente sólido e enraizado no dia-a-dia da empresa.

E consolidar o processo de S&OP, considerando o modelo de Maturidade, é ter medidas para cada uma das dimensões propostas (resultados, indicadores, foco do processo, tecnologia e organização), mecanismos que permitam avaliar a sua aderência ao proposto no modelo.

A grande maioria das empresas estabelece seus projetos de S&OP para atingir o nível intermediário chegando ao estágio “avançado”, normalmente atingido em no máximo um ano quando todos os esforços são bem conduzidos.

A partir deste ponto para buscar os demais níveis, será necessário garantir que a evolução na maturidade está realmente consolidada. No nível avançado, os esforços são bem desafiadores, e exigem uma coordenação não só internamente a empresa, mas também seus fornecedores e clientes. Vai exigir foco e disciplina para serem consolidados.

Qual o nível de maturidade atual da sua empresa? Realizar um diagnóstico é simples, direciona a construção de um projeto de implantação do S&OP, economiza tempo de implementação, e traz resultados sólidos e efetivos.

Mãos à obra!

Nosso objetivo é a busca contínua de melhoria de processos e captação de resultados que ajudarão no crescimento sustentável dos negócios.

Rua Conceição, 233, sala 916
Campinas/SP, 13010-050

Mensagem enviada com sucesso! Entraremo em contato em breve.