Indústria 4.0 x S&OP

Indústria 4.0 x S&OP

Uma nova revolução industrial está em andamento alavancada pelo avanço das tecnologias que envolvem automação, computação em nuvem, e internet das coisas (IOT).

Industria 4.0 x S&OP – Como Agilizar as decisões?

O termo indústria 4.0 teve origem na Feira de Hannover em 2011. “Trata-se de uma lógica de produção que engloba inovações nos campos da automação, controle e tecnologia da informação a serem aplicados de modo integrado aos processos de manufatura. São mudanças que tendem a tornar as estruturas produtivas mais eficientes e autônomas” (http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/marcos-cintra-industria-40/293536/)

Esta nova onda traz grandes desafios na questão de como os profissionais devem se preparar para esta nova realidade. A quantidade, qualidade e velocidade de geração de informações para alimentar os sistemas de gestão também serão impactados, e irão possibilitar análises e geração de informações mais precisas.

O S&OP tem como uma das suas principais premissas a qualidade da informação utilizada para determinar todos os planos gerados pelo processo, e na capacidade de reação na sua execução. Ter informações em tempo real ajustando e calibrando os planos é algo que trará grande agilidade para realizar mudanças com menor impacto no todo.

Atualmente as tecnologias aplicadas à área de vendas, para coleta de dados dos pontos de venda, como envio de pedidos e ações da concorrência, já trazem um ponto de calibração para os planos. Sendo necessário apenas aprimorar a integração entre as plataformas de S&OP e as ferramentas de automação de vendas, para que os benefícios possam ser obtidos e sentidos na execução do processo.

Ao fomentar o conceito de Industria 4.0 o tempo entre parar uma linha de produção e a área de planejamento ser comunicada sobre esta ocorrência, poderá não depender mais um aviso por telefone ou e-mail, mas sim através do disparo de gatilhos automatizados que serão parametrizados de acordo com tempo de parada.

Da mesma forma o time comercial que está em campo fazendo uma negociação com seu cliente já poderia informar disponibilidade de produtos e todos os entraves do ciclo de pedido para que este pedido entre “limpo” com a data exata de entrega. Já temos iniciativas para este caso, bem como torres de controle para distribuição, etc.


Neste contexto os painéis de controle de operações passam a ser compartilhados com o processo de S&OP, dando visibilidade do realizado contra o previsto, gerando qual a tendência entre o momento atual e o prazo para cumprimento dos planos.

O S&OE ganha agilidade, e principalmente transparência para determinação de ações necessárias no dia-a-dia para garantir os compromissos assumidos no ciclo do S&OP. A partir do momento que esta tecnologia faz parte do negócio o S&OE não seria mais uma reunião semanal, mas sim decisões online entre os gestores através de App’s que já fazem parte do dia a dia das organizações.

A medida que toda a cadeia envolvida no S&OP também começar a passar pelo mesmo processo de automatização, podemos considerar que a forma de se relacionar com clientes e fornecedores também serão alteradas.

A troca eletrônica de dados, consolidada há anos, já trouxe grandes benefícios. Mas o nível de automação que sustenta a nova onda, chamada de Industria 4.0, traz outro patamar para a colaboração que está na velocidade de receber informações online.

A capacidade de analisar cenários deve ser o foco dos profissionais envolvidos em planejamento, bem como a capacitação para utilização de ferramentas de BI, ou Big Data.

As tecnologias que envolvem a Industria 4.0 já estão em andamento, portanto o custo de implementação, em um curto espaço de tempo, deve se tornar mais atrativo.

Claro que ainda temos questões de parques fabris antigos e obsoletos, onde o investimento não será apenas de integração, mas sim de substituição de máquinas e equipamentos e capacitação de pessoas.

Mas o movimento já começou, e não tem volta.

Neste momento vale avaliar qual a situação atual da empresa, como implementar e quais os impactos imediatos em investimentos para entrar nesta onda. Muitas alternativas de automação já podem estar disponíveis, requerendo pouco investimento para serem implementadas.

E “ficar de olho” no mercado, para não perder oportunidades que possam colocar a empresa nesta revolução que está sendo promovida pela tecnologia.

Como agilizar as decisões? Este é o desafio....

Nosso objetivo é a busca contínua de melhoria de processos e captação de resultados que ajudarão no crescimento sustentável dos negócios.

Rua Conceição, 233, sala 916
Campinas/SP, 13010-050

Mensagem enviada com sucesso! Entraremo em contato em breve.