Implementação do S&OP - Consultoria externa, é necessário?

Implementação do S&OP - Consultoria externa, é necessário?

S&OP – Porque ter apoio de uma consultoria? A frase “santo de casa não faz milagre” utilizada frequentemente nas empresas, na maioria das vezes faz sentido.

Não porque as pessoas que estão dentro da empresa não tenham os elementos necessários para fazer acontecer uma iniciativa, mas o esforço e o tempo necessários para amadurecimento de um novo processo, principalmente quando envolve a organização como um todo, precisam mais que conhecimento e vontade de fazer acontecer, precisam da experiência de várias implementações, com base em lições aprendidas, e que irão auxiliar a mitigar riscos e reduzir o tempo de implementação. 

E para “trazer alguém de fora”, para implementar algo novo, é necessário que todos que atuam na empresa sejam incentivados na busca por oportunidades de melhoria.

Os profissionais devem, ou deveriam ter, como uma de suas atividades a missão de buscar a melhoria de seus processos de trabalho. E não apenas com o olhar voltado para suas “caixas”, mas para a empresa como um todo.

Atualmente a gestão à vista dá a oportunidade de tomar ciência dos principais indicadores da empresa. Buscar a base que alimenta o indicador, quais os fatores que afetam seu resultado é o primeiro passo para fomentar alternativas de melhoria.

Uma vez que as informações foram apuradas e ideias surgirem, trabalhar na construção de uma proposta de implementação, deve ser algo feito com cuidado e principalmente fundamentado em fatos e dados. Inserir comparativo com dados de mercado, e não apenas internos, auxilia na proposição de ações concretas.

O S&OP é um processo que correlaciona diversos indicadores na empresa. Mas qual ação dentro do S&OP é prioridade? Entender os comportamentos e propor a melhor opção de implementação é necessário.

Onde entra o apoio externo?

O momento de trazer a experiência de mercado, através de uma consultoria, pode ser uma opção quando:

1.    Necessidade de obter um diagnóstico da situação atual, comparando não apenas com resultados da empresa no passado, mas principalmente com o mercado. A maioria das consultorias tem acesso a dados compilados por organizações especializadas, trazendo sempre informações atualizadas e já organizadas como melhores práticas.


2.    Necessidade de construir uma proposta de implementação, organizando etapas, atividades e recursos necessários para que uma iniciativa possa ser implementada, dimensionado tempo e investimentos necessários.


3.    Necessidade de suprir ou complementar o conhecimento, conduzindo a capacitação interna, ou seja, realizar a condução da aprendizagem para os profissionais da empresa.


4.    Necessidade de conduzir o processo de mudança na forma de atuação dos profissionais da empresa. Na maioria das vezes essa é a principal atividade da consultoria no sentido de ser o contraponto entre o passado e o futuro, conduzindo o processo de construção e sedimentação de uma nova forma de atuação das pessoas envolvidas. É onde mora o desconforto das pessoas, mas onde se faz mais necessário o apoio externo.

O esforço para condução de processos de mudança, e se considerarmos o S&OP, vai consumir e exigir tempo dos envolvidos, e na maioria das vezes este tempo de dedicação acaba sucumbindo ao dia-a-dia, onde a priorização pela rotina vai acabar fazendo com que a iniciativa seja colocada em segundo plano. Alguém externo a organização será primordial para colocar o ritmo exigido pela mudança, potencializando a suas chances de sucesso.

Conhecimento e agilidade são fatores fundamentais para a decisão de contratar ou não uma consultoria externa.

Nosso objetivo é a busca contínua de melhoria de processos e captação de resultados que ajudarão no crescimento sustentável dos negócios.

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